sábado, 9 de agosto de 2014

samuel

SAMUEL

Lição: Samuel, um menino que aprendeu a ouvir a voz de deus. Nas palavras de: Rogeria de Souza Valente Frigo

Chegou o dia da festa no templo. Todos os israelitas iam ao templo para festejar, cantar louvores a Deus e rever os tantos amigos que todos os anos se reuniam nas festas do templo. Juntos adoravam a Deus e se alegravam. Ana não via motivos para estar alegre. Ela foi ao templo junto com seu marido, mas não se sentia feliz. Não queria rever as amigas dos anos anteriores. Todas estavam casadas e com filhos... Só Ana ainda não tinha filhos. Ana estava sabendo que não poderia tê-los. Sentia-se muito infeliz. Sempre quis ter filhos, trocar fraldas, ensinar a andar, cuidar, embalar, levar para a escola... saber que jamais teria um filho seu era a pior notícia que poderia ter tido. Seu marido era maravilhoso. O melhor marido com que qualquer mulher podia sonhar. Ele amava a Ana, cuidava dela e sempre lhe era atencioso. Mas Ana não conseguia nem olhar pra ele. Ficava de cabeça baixa triste e envergonhada... não conseguia pensar em outra coisa que não fosse a criança que nunca poderia ter. Seu marido a havia convencido a ir naquela festa... e lá estavam... mas Ana, não conseguia se alegrar. Os amigos conversavam, comiam e perguntavam uns sobre as novidades dos outros. Perguntavam a Ana se ainda não tinha um bebê e ela respondia balançando a cabeça sem nem conseguir falar sobre o assunto. Ana nem conseguia comer de tão triste que estava.


Esperou que todos tivessem se distraído e foi sozinha para o templo. Ela entrou na casa de Deus. Queria estar só, para falar com Deus. E quando se viu sozinha, começou a chorar. Chorou muito, enquanto falava baixinho com Deus. Eli, o sacerdote, era um homem velho e bom. Já havia visto Ana na festa nos outros anos, mas nunca assim tão triste e chorando. Pensou até que ela estivesse bêbada... chegou bem perto de Ana e lhe perguntou o que estava acontecendo. Então ela lhe disse que estava falando com Deus. Disse que estava pedindo por algo que queria muito receber.


Eli lhe disse que tinha certeza de que Deus a ouvira. Depois de orar, Ana sentiu-se melhor, sabendo que Deus a ouvira. Ela havia contado a Deus o seu problema e Deus a ajudaria. Estava contente de ter ido à casa de Deus para orar,  e voltou para a festa. Dias depois, ela e seu marido voltaram pra casa e não demoraram muitos dias para Ana dar a notícia a seu marido. Eles estavam esperando por um neném. Deus havia ouvido sua oração. Ana estava grávida! Seu filho nasceu lindo e cheio de saúde. Ana resolveu lhe dar o nome de Samuel (que significava: “do Senhor pedi”) e decidiu que ele serviria a Deus para sempre. Disse: Eu o ensinarei a amar a Deus! Ana mostrou seu bebê para todas as amigas e disse lhes o quanto estava feliz.


Ana voltou a orar.  Agradeceu a Deus por Ele ter ouvido a sua oração e ter- lhe dado seu filhinho. E, desta vez, Ana estava muito feliz ao orar. Quando Samuel deixou de mamar, Ana sabia que era o momento de cumprir o que havia prometido a Deus. Arrumou Samuel e foi com seu marido ao Templo para entregá-lo para lá viver e aprender a amar e a servir a Deus. Entregaram Samuel ao sacerdote Eli,  e adoraram a Deus. 


Samuel crescia e tanto Deus como as pessoas estavam cada dia mais contentes com ele. Era um menino que gostava de fazer a vontade de Deus, respeitoso com as pessoas e com as coisas de Deus, responsável e atencioso. Ele ajudava Eli na adoração no Templo de Deus. Certa noite, quando Eli já estava dormindo no seu quarto e Samuel dormia no templo, O Senhor Deus chamou seu nome: - Samuel! Samuel!


O menino respondeu: - Estou aqui! E correu para onde estava Eli e disse: - O senhor me chamou? Estou aqui! Eli não entendeu o que estava acontecendo e disse que não o havia chamado, mandando que voltasse a se deitar. O menino obedeceu. Então o Senhor voltou a chamar Samuel e o menino tornou a se levantar e ir até Eli que novamente o mandou se deitar e afirmou não tê-lo chamado. Era a primeira vez que Deus falava com Samuel por isso ele não o conhecia. Então, pela terceira vez, Deus chamou Samuel pelo nome e pela terceira vez ele se levantou e foi até onde estava Eli, dizendo: - O senhor me chamou? Eu estou aqui. Só dessa vez o sacerdote Eli compreendeu o que estava acontecendo. Ele entendeu que Deus estava querendo falar com Samuel. Eli mandou que Samuel voltasse para sua cama e se fosse chamando mais uma vez que respondesse: - “Fala Senhor, que o teu servo ouve.”


Aconteceu que ao voltar para a cama, mais uma vez Samuel ouviu o Senhor chamar o seu nome; - Samuel, Samuel! - Fala Senhor, que o teu servo ouve! – ele respondeu. Naquela noite Deus queria mandar um recado para o sacerdote Eli sobre os problemas com a sua família. Deus estava muito triste com o comporta- mento dos filhos de Elias. No dia seguinte, pela manhã, Samuel deu o recado de Deus para o sacerdote. Samuel cresceu e Deus continuou falando com ele. E todo o povo reconheceu que Samuel era um profeta de Deus.

Anexos








O livro de Samuel

Missionário, hoje vamos conhecer o livro de Samuel?
Sim! Samuel, ainda era um menino quando sua mãe o levou para morar no templo do Senhor!


Um dia, Samuel estava deitado e ouviu alguém o chamar três vezes. Ele pensou que quem o chamava era o sacerdote Eli, com quem morava. No entanto, Eli percebeu que era Deus que estava chamando Samuel e disse a ele que, quando o ouvisse chamar novamente, respondesse:"Fala, Senhor, porque o teu servo ouve!"


Depois de algum tempo, Eli morreu, e Samuel se tornou sacerdote. O povo de Israel, então, dirigiu-se a ele para pedir um rei, pois sentia falta de um líder. Deus orientou Samuel a escolher Saul, porque este era o único que se destacava dentre todos. E o povo comemorou dando gritos de alegria.


Mas Saul tornou-se desobediente, e Deus orientou Samuel, dizendo-lhe o seguinte: "Vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei." Deus escolheu Davi, pois não vê a aparência, mas, sim, o coração. Samuel ungiu Davi na presença dos familiares daquele jovem.



cama de Samuel e Eli:
 podem ser esteiras no chão , mas com lençóis para se cobrirem e travesseiros
Roupa de dormir:
 pode ser 1 túnica longa e colocar ate gorrinho comprido de dormir as crianças adoram.

Leitor: Oi amiguinho você ouve a voz de Deus? Conhece nosso amigo Samuel? Bem, Samuel era um menino que gostava muito de orar. Todos os dias ele ajudava Eli nas orações Eli já era velhinho e não enxergava muito bem. Uma vez era noite e todos estavam dormindo. Samuel dormia também suavemente. (começa a roncar)
Leitor: Eu disse suavemente...

Samuel: A tá suavemente! (ronca de novo)

Leitor: hummm, bem, foi então que Deus o chamou.
Deus (voz): — Samuel, Samuel!

Samuel (levanta assustado e fala rápido): Estou aqui! (corre e acorda Eli)

Samuel: O senhor me chamou? Estou aqui.
Eli: (meio dormindo) — Eu não chamei você. Volte 
para a cama. (Samuel volta).

Leitor:Então Deus tornou a chamar Samuel.

Deus: Samuel!! Samuel!

Leitor: ele correu e pensou que era Eli de novo que o chamava e disse:


Samuel: O senhor me chamou? Estou aqui.

Eli : —Eu não chamei você, filho. Volte para a cama já é tarde , e eu estou com sono.

Leitor: Passando uns minutinhos O SENHOR chamou Samuel pela terceira vez.

Deus: Samuel! Samuel!

Samuel (indo de novo ate Eli): O senhor me chamou? Estou aqui. Então ?

Eli : Olha vamos fazer o seguinte? Volte para a cama e, se ouvir alguém te chamar você outra vez, diga: “Fala SENHOR, pois o teu servo está escutando!”.

Samuel: A ta bem vou fazer isso.
Leitor: E Samuel voltou para a cama. Então o SENHOR veio e, como havia feito antes, disse:

Deus: Samuel, Samuel!

Samuel: Fala, pois o teu servo está escutando!

Deus: Que bom que quer falar comigo Samuel! Tenho muitas coisas pra te contar... (sobe uma musica)
Leitor : Deste dia em diante Samuel ficou super amigo de Deus e sempre conversava com ele e estava bem atento para ouvir o que Deus tinha de falar. Samuel era uma criança feliz pois tinha Deus no coração e amava a palavra de Deus... E você amiguinho? Fala de Deus para todos? Tem ouvido a voz de Deus na igreja? Ou você fica conversando na hora da Palavra? Vamos ser crianças de Deus assim como Samuel seguir e ouvir a palavra de Deus paizinho. Vamos orar?



Fantoches de palito - Samuel, Ana, Elcana e Sacerdote Eli


Nenhum comentário:

Postar um comentário