sábado, 9 de agosto de 2014

reis da biblia

o ultimo juiz foi Samuel,

os dois primeiros reis foram,Saul e Davi.

Saul:Saul era da tribo de Benjamim,foi escolhido pelo povo e reinou, ungido pelo profeta Samuel e reinou por 40 anos.



Rei Davi 


de Belém tribo de Judá ,reinou 40 anos: 7 em Hebrom e 33 em Jerusalém.Joabe conquista a fortaleza de Jebus.(1cr.11.7 ) era temente a Deus,conquistou  a lealdade de seu povo e muitos territórios. cometeu muitos pecados e as consequências caíram sobre ele ,sua família e o povo .seu filho Salomão assumiu o trono.




salomão

apesar de não ser o filho mais velho de Davi assumiu o trono , é o rei mais famoso da bíblia ,ficou muito conhecido por sua grande riqueza e sabedoria, a maior dimensão de sua sabedoria foi a construção do templo de jerusalém ,escreveu inúmeros provérbios e os títulos dos salmos 72 e 127 .
Deus lhe impôs uma condição se andasse em seus caminhos e guardasse seus mandamentos como andou Davi,seu pai ,sempre haveria em Israel um rei.
reinou com ganancia brutal,com aliados pagãos,e adoração a outras divindades,alem de um regime opressor,que destruiu a confiança e a boa vontade das tribos do norte de Israel.
no seu reinado ele tolerava a idolatria e promoveu o ecumenismo religioso,por causa de seus casamentos pagãos com estrangeiras.



rei Jerobão

por causa do pecado de Salomão Deus deu a Jerobão ,um oficial de Salomão 10 tribos para ele reinar.

rei Reoboão ou Reboão 

 Reboão era filho de Salomão que por causa da rebeldia dele e de seu pai perdeu 10 tribos para Jeroboão ,ele ficou apenas como rei do território em que ele morava(Judá)



Nadabe
tenta suceder o pai (Jerobão)quando ele morre ,fez oque parecia mal aos olhos do Senhor, quando estava em campanha com exercito durante o cerco a Gibeton , foi assassinado por Baasa , provavelmente um de seus oficiais ,que exterminou  que exterminou toda casa de Jerobão.


Baasa
assim como (Jerobão) Baasa conquistou seu trono,ele ficou no poder por toda sua vida.
escolheu a cidade de Tersa (Tirza) para sua moradia reinou 24 anos. e foi pior  e mais impio que Jeroboão e seu filho Nadabe. Baasa foi assassinado e Elá seu filho reina em seu lugar.

Elá
reinou 2 anos filho de Baasa e foi assassinado por Zinir ,conforme foi profetizado por Deus pelo profeta Jeú.


Zinir
reinou apenas 7 dias .era servo de Elá conspirou contra ele ,e foi também seu assassino .assim destruiu Zinir toda a casa de Baasa,conforme a palavra do Senhor que falará através do profeta Jeú.
Zinir refugiou na parte inferior do palácio e pôs fogo,e acabou morrendo nas chamas.


Onri (ou Amri)
reinou 12 anos ,foi o pai Acabe ,o povo o fez rei de Israel ,Onri foi o rei que edificou a cidade de Samaria. e Onri fez oque era mal aos olhos do Senhor e fez pior do que todos os outros que foi antes dele.


Acabe
acabe filho de Onri reinou em Samaria 22 anos
Acabe era casado com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, a qual muito contribuiu para que Israel permanecesse na idolatria. Entre outras más ações, ela mandou que fossem mortos todos os profetas de Deus que se encontravam em Israel.Acabe foi o pior dos reis de Israel 
 Apesar de estar disfarçado, Acabe foi morto por uma flecha perdida (1 Reis 22:34-37). Acabe morreu corajosamente na batalha. Os cães lamberam o sangue de sua carruagem no poço de Samaria, assim cumprindo uma parte da profecia de Elias (versículo 38). 


Acazias


O reino estava dividido. O reino do Norte era Israel e o reino do Sul Judá. O pecado da nação de Israel havia diminuído seus termos e divido o reino em dois reinos distintos, com seus próprios reis e, não raro, um reino se levantava contra o outro, em batalhas fratricidas e violentas.
Em Israel reinava Acazias que vivia tempos conturbados com a morte do rei Acabe e o rei de Moabe se rebelando contra Israel. Acazias foi um rei enfraquecido por seu histórico familiar, ele era um dos filhos mais jovem de Acabe e reinou por apenas dois anos sobre Israel, isso porque, Acazias fez o que era mau aos olhos do Senhor e andou firmemente nos caminhos de Acabe, seu pai. Acazias era um adorador do deus Baal e isso provocou a ira do Senhor.
Um dia Acazias caiu da janela de seu quarto no palácio real em Samaria e adoeceu gravemente. Ao invés de se arrepender de seus pecados e buscar ao Deus de Israel, Acazias tomou uma providência equivocada: mandou mensageiros a Ecrom para consultar Baal-Zebube, para saber se ele sararia daquela enfermidade. Elias foi até o rei Acazias e a sentença de morte decretada pelo Deus Soberano de todo o universo. Elias foi chegando perto de Acazias e foi dizendo: “Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros a consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra? Portanto desta cama, a que subiste, não descerás, mas certamente morrerás.”
O homem morreu do jeitinho que o Senhor havia decretado e em seu lugar reinou Jorão, outro filho de Acabe, porque Acazias não tinha filhos. Não deu tempo.



 Jeorão ou Jorão

Jeorão foi o nono rei de Israee filho de Acabe e de Jezabel. Seu reinado durou 12 anos. Seu único ato conhecido foi quando ele, auxiliado por seu sobrinho Acazias, rei de Judá, lutou sem sucesso contra o exército de Hazael, rei dos arameus em Ramote-Gileade; onde Jeorão foi ferido. Retornou então Jeorão para se recuperar dos ferimentos em Jezreel. Seu general Jeú iniciou uma revolta, assassinou Jeorão, e ocupou o trono de Israel.



Jeú
Jeú foi ungido rei com o propósito de exterminar a casa de Acabe mandato que ele cumpriu à risca 
Contudo, a Bíblia relata: “Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, a saber, dos bezerros de ouro que estavam em Betel e em Dã”.
E ainda: “Mas Jeú não teve cuidado de andar de todo o seu coração na lei do SENHOR, Deus de Israel, nem se apartou dos pecados que Jeroboão fez pecar a Israel”



Joacaz
 começou a reinar Jeoacaz, filho de Jeú, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezessete anos.
Por ser infiel a Deus, teve problemas com a Síria durante todos os dias de seu reinado, tanto com Hazael, como com Bene-Hadade, seu filho e sucessor. Este seria o terceiro Bene-Hadade citado pela Bíblia.




Joáz
“Era Joás da idade de sete anos quando o fizeram rei.” e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba.
A vida de Joás foi poupada quando Atalia matou todos os descendentes da casa de Davi.
Foi tutelado pelo sacerdote Joiada, que no ano de sua posse fez um pacto entre Deus, o rei e o povo, de maneira que profundas mudanças religiosas aconteceram naquele tempo, a começar pela destruição do templo de Ball e a morte de Matã, seu sacerdote.
Joás foi um rei fiel a Deus durante todo o tempo que Joiada o dirigia. No entanto, após a morte de Joiada, passou a ouvir os príncipes de Judá e permitiu a volta do culto pagão.



Jeroboão 2
Filho de Jeoáz, rei de israel, e o quarto da dinastia de Jeú. Reinou pelo tempo de quarenta e um anos
 e embora ele favorecesse as práticas idólatras do filho de Nebate, Deus, contudo, o prosperou tanto que o seu reinado foi uma restauração do reino das dez tribos, o qual se levantou da decadência, em que estava, a um alto grau de extraordinário esplendor. Foi durante o seu reinado que viveram e ensinaram os profetas Amós, oséias e Jonas. os fatos da vida de Jeroboão ii encontram-se narrados em 2 Rs 14.23 a 29, e nos escritos de oséias e Amós. Ele foi, talvez, esse ‘salvador’ prometido no reinado de Jeoacaz, pois pela sua ação saíram os israelitas de sob as mãos dos sírios (2 Rs 13.4 – 14.26,27). Continuou ainda a combater o inimigo, chegando a tomar a sua capital, a cidade de Damasco (2 Rs 14.28 – Am 1.3,5). E de conquista em conquista recuperou todo o domínio de Salomão, em conformidade à profecia de Amós 6.14. Todavia, a antiga moralidade dos israelitas e o puro culto de Deus não foram restaurados: predominava o vício e a opressão, e era manchado pela idolatria o culto do Senhor (os 1.2 – 4.12,13,14 – 13.6 – Am 2.6 a 8 – 4.1 – 6.6). (*veja Amós, oséias e Betel.)



Zacarias

Zacarias, filho de Jeroboão, tornou-se rei de Israel em Samaria e reinou seis meses.Ele fez o que o Senhor reprova, como seus antepassados haviam feito. Não se desviou dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, levara Israel a cometer.
Salum, filho de Jabes, conspirou contra Zacarias. Ele o atacou na frente do povo, assassinou-o e foi o seu sucessor.


Salum

Salum, filho de Jabes reinou um mês em Samaria.Então Menaém, filho de Gadi, foi de Tirza a Samaria e atacou Salum, filho de Jabes, assassinou-o e foi o seu sucessor.


Manaém
Manaém, filho de Gadi, subiu de Tersa, foi à Samaria, e assassinou Selum, filho de Jabes, sucedendo-lhe no trono.
Manaém, que subira de Tersa, devastou Tapsa e seu território, e matou todos os seus habitantes, porque não lhe tinham franqueado as portas; arrasou a cidade e rasgou pelo meio o ventre de todas as mulheres grávidas.
reino durou dez anos.
Fez o mal aos olhos do Senhor, e não se afastou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que fizera pecar Israel




Pecaías
O novo rei de Israel foi Pecaías. O seu pai foi o rei anterior, Manaém. O seu reinado durou 2 anos, sediado em Samaria. Em Judá: Azarias reinava já havia 50 anos.
Mas Pecaías foi um mau rei e continuou com o culto aos ídolos que Jeroboão I (filho de Nebate), tinha iniciado, e levou Israel por maus caminhos.
Então Peca (filho de Remalias), o comandante geral do seu exército, conspirou contra ele, acompanhado de mais cinquenta homens de Gileade, e assassinou-o no palácio de Samaria. (Argobe e Arie foram também mortos nessa revolta.) Assim Peca tornou-se o novo rei.



Peca
O novo rei de Israel foi Peca. O seu pai foi Remalias. O seu reinado durou 20 anos,Peca foi também um mau rei, e prosseguiu nos caminhos de Jeroboão I (filho de Nebate) que levou todo o Israel ao pecado do culto dos ídolos. Foi durante o seu reinado que o rei Tiglate-Pileser atacou Israel. Capturou as povoações de Ijom, de Abel-Bete-Maaca, de Janoa, de Quedes, de Hazor, de Gileade, de Galileia, e de toda a terra de Naftali. Levou os habitantes para a Assíria, como cativos.  Então Oseias (filho de Ela) conspirou contra Peca e assassinou-o, ocupando o trono em seu lugar



Oséias
 O novo rei de Israel foi Oseias. O seu pai foi Ela. O seu reinado durou 9 anos, em Samaria. O seu reinado foi mau, mas não tanto como o dos outros reis de Israel que o antecederam. Em Judá, nessa altura, o rei Acaz estava sobre o trono havia 12 anos.
Salmaneser, rei da Assíria, atacou e derrotou o rei Oseias, obrigando Israel a pagar pesados impostos anuais à Assíria. Oseias conspirou contra o monarca assírio, pedindo auxílio ao rei Sô, do Egipto, para atingir o seu fim. No entanto esta conjura foi descoberta. Ao mesmo tempo Oseias deixou de pagar as taxas anuais — como tributo à Assíria. Por isso o soberano assírio o pôs na prisão, encarcerado por causa dessa rebelião.



reis de Judá

Reoboão

E dormiu Salomão com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.
E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o Senhor escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.”



Abias







rei Asa




rei Jeorão



rei Josafá




josias




Rei Jabim


Rei Artaxerxes



Índice

  [esconder
  • Os Reis
    SAUL 1 Samuel 9.2-26
    DAVÍ 1 Samuel 16. 1-13
    SALOMÃO 2 Reis 3.3-15
    Os Reis depois da divisão do reino 1 Rs 11.43
    Reis da Tribo de JudáReis de Israel
    Reoboão ou Roboão 1 Rs 11.43
    Abias, 1 Rs 14.31
    Asa, 1 Rs 15.8
    Josafá, 1 Rs 15.24
    Jeorão, 2 Cr 21.1
    Acazias, 2 Rs 8.25
    Atalia, (rainha) 2 Rs 8.26
    Joás, 2 Rs 11.2
    Amazias, 2 Rs 14.1
    Uzias ou Azarias, 2 Rs 14.21
    Jotão, 2 Rs 15.5
    Acas, 2 Rs 15.38
    Ezequias, 2 Rs 16.20
    Manassés, 2 Rs 21.1
    Amom, 2 Rs 21.19
    Josias, 1 Rs 13.2
    Joacaz, ou Salum, 2 Rs 23.30
    Joaquim, 2 Rs 23.34
    Jeoaquim ou Jeconias, 2 Rs 24.6
    Zedequias ou Matanias, 2 Rs 24.17


    Jeroboão, 1 Rs 11.28
    Nabade, 1 Rs 14.20
    Baasa, 1 Rs 15.16
    Elá, 1 Rs 16.8
    Zinrí, 1 Rs 16.15
    Onrí, 1 Rs 16.16
    Acabe, 1 Rs 16.29
    Acazias, 1 Rs 22.40
    Jeorão ou Jorão, 2 Rs 1.17
    Jeú, 1 Rs 19.16
    Joacaz, 2 Rs 10.35
    Joáz, Jeoáz 2 Rs 13.10
    Jeroboão2, 2 Rs 14.23
    Zacarias, 2 Rs 14.29
    Salum, 2 Rs 15.10
    Manaém, 2 Rs 15.14
    Pecalias, 2 Rs 15.23
    Peca, 2 Rs 15.25
    Oséias, 2 Rs 15.30








    Nenhum comentário:

    Postar um comentário