quinta-feira, 7 de agosto de 2014

davi







































































 


O Senhor Deus disse a Samuel: Até quando você vai
continuar a ter pena de Saul? Saul era rei de Israel, o primeiro rei que
Israel teve. 


Mas ele não obedecia a Deus. Por isso Deus falou para
Samuel: Eu não quero mais que ele seja rei.
Encha um chifre com azeite e leve com você. 
Vá a Belém, até a casa de um homem chamado
Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei. Samuel responde:
—Se Saul souber disso, ele me mata! O Senhor respondeu: Leve um
bezerro e diga que você foi lá para oferecer um sacrifício ao Senhor.





Convide Jessé para o sacrifício, e depois você ungirá como rei aquele
que eu indicar. Samuel foi a Belém. Quando chegou lá, ele mandou que
Jessé e os seus filhos se purificassem e os convidou para o sacrifício.
Quando eles chegaram, Samuel viu Eliabe, um dos filhos de Jessé, e pensou:
— Este homem que está aqui na presença de Deus, o Senhor, certamente é
aquele que o Senhor escolheu. 



Mas o Senhor disse: — Não se impressione
com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não
julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o
coração. Então Jessé chamou o seu filho Abinadabe e o levou a Samuel.
Mas Samuel disse: — Este também não foi escolhido pelo Senhor. Assim
Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel disse: O Senhor
Deus não escolheu nenhum destes. E perguntou a Jessé:



 — Você não tem
mais nenhum filho? Jessé respondeu: Tenho mais um, o caçula, mas ele está fora,
tomando conta das ovelhas. Então mande chamá-lo! disse Samuel. Nós não vamos
oferecer o sacrifício enquanto ele não vier. Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo
rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o Senhor disse a Samuel: É este mesmo.
Derrama o óleo em sua cabeça. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu
Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele


dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá.
 Davi , embora fosse um menino de boa aparência, não tinha idade,
nem estava preparado para ser rei, ele era muito novo. Havia muitos adultos
com preparo, com conhecimento para ser rei. Mas o senhor escolheu um menino,
pastor de ovelhas, o mais novo dos seus irmãos. Por quê? Porque Davi amava ao Senhor de todo o seu coração. Davi foi conhecido mais tarde, como “o homem,segundo o coração de Deus.” Davi era um menino novo como você. Talvez as pessoas achem que você é apenas uma criança que não entende nada, que não tem idade para ser usado por Deus. Mas isso não é verdade. Você não precisa esperar crescer, ser um adulto, para Deus começar a te usar. Entregue o seu coração ao Senhor, e Ele te usará com autoridade para pregar, para profetizar,
para orar com fé, e ver os milagres! Vamos repetir o versículo!


Davi e golias 
(6c8) Davi continuou em sua vida simples de pastor de ovelhas. Eram muitos os seus compromissos. Outro passatempo que amava muito era tocar sua harpa e louvar a Deus. Um dia seus irmãos mais velhos foram convocados a uma batalha com seu antigo inimigo, os filisteus. A proposta era a seguinte, que lutassem apenas um soldado de cada milícia, o povo do soldado que perdesse  serviria ao outro. O desafio foi aceito prontamente pelo rei Saul. Mas quando os filisteus apresentaram seu soldado todos temeram. Eram um gigante e muito forte. Este insultava a Israel. Davi ao foi obter noticias e levar alimentos para seus irmãos e ficou muito indignado quando soube dessa situação. (I Samuel 17.26) 


(6c9) Davi resolve lutar e se apresenta ao rei Saul. Este lhe oferece a sua armadura, que para Davi se torna inviável por ser muito grande e pesada  então ele a rejeita.


(6c10) Davi pega sua funda e cinco pedras num riacho e vai ao encontro do gigante (Golias). Este zomba de Israel de Deus e de Davi. Mas Davi estava cheio de confiança e fé em Deus. Ele já havia enfrentado outros perigos.


(6c11) Davi vai ao confronto, gira sua funda, arremessa e acerta em cheio a testa do gigante que atordoado cai desfalecido. Então Davi o mata. Deus honra ao servo.

Em todo Tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão!”Provérbios 17.17


(6c15) Com a derrota de Golias Davi é aclamado como grande guerreiro, a passa a ser reconhecido e querido pelo povo. O grande herói de Israel.


(6c12; 6c13) Davi vai morar no palácio e lá conhece o príncipe Jônatas, filho de Saul, que mais tarde se revela seu maior e melhor amigo.


(6c14) Jônatas o presenteia com pertences pessoais. E a amizade a cada dia se fortalecia. Mas o ciúme de Saul fez com que Davi se tornasse seu rival e de certa forma seu inimigo, suscitando a vontade de matá-lo. Davi então foge e se esconde.


(6c16) Logo após estes dias o rei Saul realiza uma grande festa, é lógico que Davi não compareceu, e reafirma a vontade de liquidar Davi.


(6c17) No dia seguinte, Jônatas com um servo vai ao campo, e lá lança flechas usando o arco, Davi vê tudo à distância e em oculto e sabia que era um sinal de que o Rei Saul continuaria sua perseguição, era o combinado dele com Jônatas.


(6c18) Depois de algum tempo Jônatas solicita ao seu servo que leve seus pertences embora, ficando a sós. Então Davi se aproxima e é recebido cordialmente por Jônatas, que até se curva diante dele, ambos conversam, choram e se despedem. Eles eram amigos de verdade.

“Amai vossos inimigos e orai pelo que vos perseguem!” Mateus 5.44


(6c19) Davi se escondia nos desertos e nas cavernas. Saul em suas muitas perseguições a Davi foi surpreendido por Davi, duas vezes, com oportunidade de tirar-lhe a vida. Mas ele não o fez, pois temia a Deus!


(6c20) A perseguição a Davi foi se tornando notória, ou seja, do conhecimento de outras pessoas e por isso Davi consegue reunir tipo um exército de aproximadamente 400 homens.


(6c21) Uma primeira vez o Rei Saul entrou em uma caverna e Davi conseguiu driblar sua guarda e conseguiu cortar um pedaço de sua capa, e de longe Davi comunicou a todos o que fez e a oportunidade de matá-lo.


(6c22) Uma segunda vez o Rei Saul entrou em uma outra caverna e Davi conseguiu driblar sua guarda e conseguiu pegar dois objetos pessoais, uma lança e um cantil, e de longe Davi comunicou a todos o que fez e a oportunidade de matá-lo. Conclusão, Deus era com Davi e o protegeu usando seu amigo Jônatas, até o dia em que veio assumir o trono de Israel.


Obs. : Essa é uma postagem parcial de algumas lições da Série Conectar 'Plug Kids' volume 6 da Editora Cristã Evangélica, O Kit é composto de Livro do professor, do aluno pré e primário, CD room com músicas e jogos, visuais e livro com atividades e com a letra das músicas. Material de qualidade. A revista é composta de 15 lições, considerando tudo isso, a riqueza e diversidade é muito grande, a um preço justo. O propósito dessa postagem é divulgar àqueles que visitam esse blog e não conhecem ainda esse material. Conheça outras séries, inclusive a voltada para o culto infantil.










  











Davi e Jônatas

Amigos para Sempre
(I Samuel 18.1-7)

Saul tem ciúmes de Davi

ObjetivosSaber que Davi tornou-se amigo inseparável de Jônatas, filho do Rei Saul; Entender que a amizade é um sentimento que agrada a Deus porque produz paz;Expressar a amizade através de palavras e ações.

Para Memorizar
“Mas há amigos mais chegado do que um irmão!” Provérbios 18.24b

Saul e Davi terminaram a sua conversa. Jônatas, filho de Saul, começou a sentir uma profunda amizade por Davi e veio a amá-lo como a si mesmo. 2 Daquele dia em diante Saul levou Davi para a sua casa e não deixou que voltasse para a casa do seu pai. 3 Jônatas e Davi fizeram um juramento de amizade, pois Jônatas tinha grande amor por Davi.


Ele tirou a capa que estava usando e a deu a Davi. Deu também a sua túnica militar, a espada, o arco e o cinto.

  
Davi saiu-se bem em todos os lugares aonde Saul o enviou. Então Saul o promoveu a comandante do seu exército. E isso agradou a todo o exército, inclusive aos outros oficiais. 6 Quando os soldados estavam voltando para casa depois de Davi ter matado Golias, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram para encontrar o rei Saul. Elas cantavam canções alegres, dançavam e tocavam pandeiro e lira.


"Alegravam-se e cantavam assim: “Saul matou mil; Davi matou dez mil! ” " E Saul não gostou disso. Ficou muito zangado e disse: —Para mim as mulheres deram mil, mas para Davi deram dez mil. A única coisa que está faltando agora é ele ser rei!


E desse dia em diante Saul começou a ter ciúme de Davi e a desconfiar dele.

Davi a Serviço do Rei Saul

Tornando-se Amigo do Rei
Davi a serviço de Saul
(I Samuel 16.14-23)


Objetivos: Saber que Davi de humilde pastor e músico foi chamado ao palácio; Saber que, nas pequenas tarefas que exercitamos dia a dia, demonstramos algumas capacidades como: cooperação, obediência, amizade, etc; Aprender a ajudar os amigos e colegas.

Para Memorizar:
“Enche-se a minha boca de teu louvor!” Salmo 71.8a

14 O Espírito do SENHOR saiu de Saul, e um espírito mau, mandado por Deus, começou a atormentá-lo. 15Então os empregados de Saul lhe disseram: —Sabemos que um espírito mau mandado por Deus está atormentando o senhor.


16 Mande, e nós iremos procurar um homem que saiba tocar lira. Assim, quando o espírito mau vier sobre o senhor, o homem tocará a lira, e o senhor ficará bom de novo. 17 E Saul ordenou: —Procurem um homem que toque bem lira e o tragam aqui.


18 Um dos empregados respondeu: —Jessé, da cidade de Belém, tem um filho que é bom músico. Ele também é valente, bom soldado, fala bem, tem boa aparência, e o SENHOR Deus está com ele. 19 Aí Saul enviou mensageiros com este recado para Jessé: —Mande-me o seu filho Davi, aquele que toma conta das ovelhas. 20 Então Jessé mandou Davi a Saul, e Davi levou de presente um odre cheio de vinho, um cabrito e um jumento carregado de pão.


21 Davi foi e ficou trabalhando para Saul. Este gostou muito de Davi e o escolheu para carregar as suas armas. 22E mandou a seguinte mensagem a Jessé: —Eu gostei de Davi. Deixe que ele fique aqui a meu serviço. 23 Daí em diante, toda vez que o espírito mau mandado por Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a sua lira e tocava. O espírito mau saía de Saul, e ele se sentia melhor e ficava bom novamente.


Anexos





Obs. Amplie a fachada do castelo e cole numa caixa de  papelão







Rei Davi - Fantoche de garrafa pet









samuel davi unge



Gravuras de Davi






Davi e Golias - Visual

























Materiais Utilizado : Vaso de Amaciante paro O Corpo Lata de leite de para a Cabeça Placas de EVA Braços parágrafo OS, Capacete, Rosto e Roupas Palito de churrasco parágrafo um Lança Papel LAMINADO 

 

 

 
davi e saul



Nenhum comentário:

Postar um comentário