sexta-feira, 12 de julho de 2013

abrao e isaque

Gênesis 12
 Passadas algumas geração surgiu um homem dos descendentes de Sem, cujo nome era Terá e ele teve três filhos: Abrão, Naor e Arã.
E morreu Arã estando seu pai ainda vivo.
E Abrão e Naor tomaram mulheres para eles. A esposa de Abrão era Sarai e a de Naor era Milca.
Um dia Deus disse para Abrão sair do meio de sua parentela e ir para um lugar que Ele mostraria o Abrão.
Então Abrão fez conforme o Senhor tinha dito, ele foi para Canaã levando consigo sua esposa Sarai e Ló seu sobrinho. E Deus falou mais uma vez com Abrão e disse que daria uma terra para seus filhos por herança.



Abrão vai ao Egito.
E houve muita fome na terra e Abrão foi para o Egito. Antes de chegar Abrão teve medo, pois sua esposa era muito bonita então ele pediu para que ela dissesse que ela era sua irmã.
E assim aconteceu quando os egípcios viram Sarai levaram o Faraó que a tomou por mulher. E Faraó deu muitas riquezas a Abrão por causa de Sarai.
Mas o Senhor se desagradou da atitude de faraó, pois Sarai já era casada. Entao Deus colocou uma grande enfermidade no faraó.
Entao Faraó ficou sabendo que era por causa de Sarai e mandou chamar Abrão e lhe disse por que mentistes pra mim dizendo que Sarai era sua irmã quando na verdade era sua esposa?
Entao Faraó mandou Abrão ir embora com Sarai daquele lugar com tudo que possuía.


Abrão volta do Egito
Gênesis 13
E Abrão saiu do Egito e foi para a banda sul e era Abrão muito rico em gados e rebanhos e também Ló seu sobrinho tinha muitas riquezas.


Abrão e Ló se separam
E houve contenda entre os pastores de abro e Ló
E disse Abrão a Ló: para que não haja mais contenda entre mim e ti devemos nos separa escolha agora uma direção, se escolheres a direita irei para a esquerda. Se escolheres a direita irei para a esquerda.
E Ló olhou e viu toda a campina do Jordão que era toda muito bonita, e fértil, entao ele escolheu para si toda a campina do Jordão.
Abrão ficou em Canaã.
E Ló habitou em Sodoma.
Ora os varões de Sodoma eram maus e grandes pecadores.
Entao o Senhor disse a Abrão: olha para toda essa terra que esta perante ti, pois ei de te dar por herança e suas sementes serão maior que o pó da terra, se alguém pode contar o pó da terra e as estrelas do céu também poderá contar sua semente.



A guerra de quatro reis contra cinco.
Gênesis 14
E aconteceu que os reis de Sinar, Ela - sar, Elao, Goiin fizeram guerra aos reis de Sodoma, Gomorra, admá, Zeboim e o rei de Belá.

Os quatros reis perseguiram os cincos reis e o vale de sidim estava cheio de poços de betumes e fugiram os reis de Sodoma e gomorra e caíram ali e os restantes fugiram para um monte. E tomaram todas as fazendas e mantimentos de Sodoma e gomorra e foram-se.



Ló é levado cativo
Também levaram Ló (que habitava em Sodoma) cativo. Entao veio um que escapara e contou a Abrão.
E ouvindo Abrão essas palavras tomou os seus criados 318 no todo e perseguiram.
E Abrão tomou toda a fazenda, mulheres e povos com ele veio também Ló.


Melquisedeque abençoa Abrão
Melquisedeque era sacerdote de Deus e abençoou Abrão dizendo: bendito seja o Deus altíssimo entregou os seus inimigos em suas mãos.

Deus anima Abrão e lhe promete um filho
Gênesis 15
Depois destas coisas veio a palavra do Senhor em visão a Abrão dizendo: não temas Abrão, eu sou teu escudo,
Entao abrao falou Senhor ando sem filhos e o meu herdeiro será alguém nascido em minha casa.
E Deus disse: não este não será teu herdeiro. Mas o que sair de ti esse será o seu herdeiro.
Entao levou abrao pra fora da tenda e mandou-o contar as estrelas do céu.
E abrao disse é impossível Senhor, pois são muitas.
Entao o Senhor falou assim será sua descendência, e Abrão creu.



Deus faz um pacto com abrao

Abrao fez um pacto com o Senhor que ele seria uma grande nação.


Agar é dada por mulher a abrao
Gênesis 16
Ora Sarai mulher de Abrao não gerava filhos, e ela tinha uma serva egípcia cujo nome era Agar.
E disse Sarai ao seu esposo: eis que Deus tem me impedido de gerar filhos, entao toma a minha serva e tenha filhos com ela para que eu possa me alegrar.
E abrao fez conforme Sarai falou.
E Agar concebeu e vendo ela que concebera desprezou sua senhora.


Entao disse Sarai a abrao: minha serva me despreza o Senhor julgue entre mim e ti. E abrao disse a Sarai sua serva esta em suas mãos faz o que é bom aos seus olhos.
E Sarai afligiu Agar que fugiu dos seus olhos

E o anjo do Senhor achou-a junto de uma fonte no deserto.
E ele disse Agar de onde vens para onde vais?
E ela disse: venho fugida da face de minha senhora Sarai.
E o anjo disse-lhe torna para sua senhora e humilha-te debaixo de sua mão, multiplicarei gradissimamente sua semente, eis que concebera e terá um filho. E chamara seu nome Ismael por que o Senhor ouviu sua aflição, e este será um homem valente,
E Agar teve Ismael, abrao era da idade de 86 anos quando Ismael nasceu.


Deus muda o nome de abrao.
Gênesis 17
Sendo Abrão da idade de 89 anos apareceu o Senhor a abrao e disse: não se chamara mais abrao, mas Abraão, pois te farei pai de uma grande nação.
E multiplicarei sua semente e te abençoarei e estabelecerei meu concerto contigo.



E para confirmar meu concerto deve tu circuncidar todos os machos nascido em sua casa dês do servo ate o maior de sua casa. Todo nascido em tua casa de 8 dias a cima será circuncidado.

Deus muda o nome de Sarai


E disse mais o Senhor a abrao: a sarai tua esposa não chamara mais pelo nome de Sarai mais sim Sara.
Pois eu ei de abençoar e dar um filho a ela.
Entao Abraão caiu sobre seu rosto e disse no seu coração há um homem de cem anos pode nascer um filho e Sara com noventas anos?
E disse abrao Oxalá que viva Ismael diante do teu rosto.
E disse Deus na verdade Sara sua esposa concebera e terás um filho e chamaras isaque e com ele estabelecerei um concerto. E quanto a Ismael, tenho ouvido eis que tenho abençoado e far-lo-ei uma grande nação.
Mas o meu concerto farei com isaque a qual Sara te dara.


 A instituição da circuncisão
Entao tomou abaao seu filho ismael e todo os nascidos em sua casa e comprado com dinheiro. E circuncidou, e abrao tinha 99 anos quando foi circuncidado e ismael 13 anos.
Aparece três anjos a Abraão
Gênesis 18

Abraão estava sentado na porta da sua tenda de manha

 

quando olhou e viu três varões estavam em pé junto a ele.
Abraão se curvou com rosto em terra e disse: se tenho achado graça a o teus olhos rogo que não saia daqui sem antes eu te servir.
E abraão correu e pediu para Sara fazer um banquete e preparou tudo de melhor para os varões.
E eles comeram e perguntaram onde esta Sara sua mulher?


Ela esta na tenda meu Senhor disse abraão.
E disse o varão neste tempo dara Sara a luz um filho. E ouvindo isso Sara riu dizendo 

terei ainda filho depois de haver envelhecido?
E disse o Senhor a abraão pó que Sara riu dizendo terei filho sendo velha? Há coisa difícil pra Deus? Ao tempo determinado Sara terá um filho. E levantando eles dali olharam para Sodoma e abraão ia com eles.

Deus anuncia destruição de Sodoma e gomorra.
Disse o Senhor a abraão o pecado de Sodoma e Gomorra tem se multiplicado sobe a terra
E eu irei lá e verei como age meu povo.
E destruirei todos aquele lugar

Abraão intercede com Deus pelos homens.



E disse abraão: destruirá o justo com o ímpio?
Se por ventura tiver 50 justos na cidade destruirá também, não poupara o lugar por amor dos 50 justos?
E disse o Senhor longe de mim. destruir o justo por causa do ímpio. Se eu dentro de Sodoma achar 50 justos não a destruirei por amor dos 50.
E disse abrao me atrevi a falar ao Senhor ainda que sou pó e cinza por ventura faltarem do 50 cinco ainda assim destruirá?
Não a destruirei se achar ali 45.
E continuou a falar e disse se por ventura acha ali 40?
Não a destruirei por amo dos 30.
E se achar ali Senhor somente 20?
Não destruirei por causa dos 20
E se for só 10?
Não a destruirei por causa dos 10.
E foi o Senhor quando acabou de falar. E abraão tornou ao seu lugar.
Ló recebe os 2 anjos.
E vieram os 2 anjos a Sodoma à tarde e estava Ló assentado a porta de Sodoma. e vendo Ló foi ao se encontro.

E Ló pediu a eles para entrarem em sua casa, pois temia o que o povo faria com eles.
E de tanto insisti eles aceitaram ir com Ló.
E Ló fez um banquete a eles.
E antes de se deitarem o povo de Sodoma cercou a casa de Ló e pedia ele para tirar os homens para fora.


E Ló ofereceu suas filhas em troca deles, mais o povo não aceitou.
Entao o anjo puxou Ló pra dentro da casa e feriram de cegueira a todos que estavam lá fora.
E disseram aqueles varoes a Ló tira toda a sua família para for desta cidade, pois iremos destruir esse lugar por causa de seus pecados.
Entao foi Ló e falou com os prometidos de suas filhas, mais eles não creram,
Ao amanhecer os anjos apressaram Ló dizendo levanta, toma tua esposa e tuas filhas e vão.
Porem eles demoravam entao os varões pegaram eles pela mão e tiraram da cidade.
E disse a eles vai e não olhe par traz para que não morram.
E Deus protegeu eles, pois não destruiu a cidade ate eles estarem bem seguros em outro lugar chamado Zoar.

A destruição de Sodoma e gomorra
Entao o Senhor fez chover enxofre e fogo do céu.













 E destruiu todas aquelas cidades e todos os moradores.
E a mulher de Ló olhou para traz e virou estatua de sal.














E Abraão levantou de madruga e foi para o lugar onde Deus havia falado com ele.
E ele olhou e viu Sodoma e gomorra totalmente destruída, mas Deus havia lembrado de abraão e tirado Ló do meio daquela cidade.
E Ló habitou em Zoae com sua 2 filhas, eles moravam em cavilas.

As suas filhas não casaram ambas embriagaram seu pai e tiveram filhos dele.

















Abraão nega que Sara é sua mulher.
Gênesis 20.
E saiu abraão dali e foi para a terra de cades em gerar , e havendo abraão dito de Sara sua mulher: é minha irmã,veio abimeleque, rei de gerar e tomou a Sara.
Entao veio o Senhor em sonho a abimeleque e disse-lhe eis que morto és por causa da mulher que tomaste, por que ela possui marido.mas abimeleque ainda não tinha chegado a ela por isso o Senhor falara com ele em sonho. E ele falou com Deus ela mesma disse a mim que o varão que com ela estava era seu irmão. E de igual modo ele também disse é minha irmã.entao em sinceridade de coração e pureza fiz isso sou inocente.
E disse Deus: bem sei que és inocente e também tenho impedido de pecar se deitando com ela por isso não deixei toca-la. Agora devolva a mulher ao seu marido, para que vivas tu.
E levantou-se abimeleque pela manha de madrugada chamou todos os seus servos e falou essas palavras em seus ouvidos. E eles temeram muito.
Depois chamou ele a Abraão. E disse: o que eu te fiz par me fazeres tal mal?














Entao tomou abimeleque ovelhas e gados e servos e servas deu a Abraão e devolveu sua esposa.
E disse mais abimeleque: eis que minha terra esta adiante de ti habita onde bem parecer os seus olhos. e orou abraão a Deus e sarou abimeleque e suas mulheres e servas.











O nascimento de Isaque
Gênesis 21
E o Senhor visitou a Sara e ela concebeu e deu a luz um filho como o Senhor prometera.
E chamou Abraão o nome do filho Isaque.











E era Abraão da idade de cem anos quando nasceu Isaque. E cresceu o menino e foi desmamado e Abraão fez um banquete em sinal de agradecimento a Deus.



















E viu Sara que Ismael o filho de Agar zombava de Isaque.











Entao ela disse a Abraão deita fora essa serva e seu filho, pois eles não herdaram com meu filho Isaque.

















E essa palavra pareceu muito ma aos olhos de Abraão. Porem Deus disse a Abraão: não pareça mal aos teus olhos acerca do moço e sua serva ouça tudo que Sara te disse deixa Agar ir com o moço, pois eu os abençoarei.
O despedi mento de Agar e Ismael

Então levantou Abraão pela manha de madrugada tomou pão e um odre de água e deu a Agar e pondo em seus ombros deu também o menino e despediu-a. E ela foi andando sem rumo pelo deserto de Berseba.




















E acabou a água do odre, ela colocou o menino embaixo de uma arvore.


 E foi e assentou mais a frente. E levantou sua voz e chorou.




E ouviu Deus a voz do menino e bradou o anjo de Deus: que tens Agar não temas, pois Deus ouviu a voz do rapaz, levanta e pega seu filho pela mão, pois farei dele uma grande nação.
















 E abriram Deus seus olhos e viu um poço de água e foi e encheu o odre e deu de beber seu filho.



















E Deus o abençoou muitíssimo cresceu ele e habitou no deserto e foi flecheiro.

Abimeleque faz um pacto com Abraão
E aconteceu que abimeleque falou com Abraão: Deus é contigo em tudo o que faz agora jura a mim que não mentiras a mim nem aos meus filhos e nem aos meus netos segundo o bem que te fiz, farás também a mim pó onde tu passares. E Abraão falou: eu juro
E ambos fizeram um concerto.















Deus manda Abraão matar Isaque
Gênesis 22
E aconteceu depois dessa coisa apareceu o Senhor a Abraão e disse: Abraão. E ele disse eis me aqui.


















-toma agora seu filho Isaque e vai ate Moriá e oferece-o em sacrifício sobre uma montanha que te direi.
Então se levantou Abraão de madrugada e pegou um jumentinho e 2 moços e Isaque seu filho e amarrou a lenha do holocausto no jumento, e foi para o lugar que Deus dissera.
Ao terceiro dia viu Abraão o lugar ao longe. E disse Abraão aos seus moços ficai aqui com o jumento, e eu e Isaque vamos até lá.




E tomou Abraão a lenha do holocausto colocou sobre Isaque e tomou o fogo e o cutelo em suas mãos e foram ambos.

Então falou Isaque a Abraão seu pai: pai eis aqui o fogo e a lenha, mas onde esta o cordeiro?
E disse Abraão Deus provera para si o cordeiro. E assim foram ambos para o lugar determinado.












E ao chegar ao lugar fez Abraão um altar e colocou em ordem a lenha e amarrou Isaque e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
















E tomou o cutelo para matar seu filho.
Mas o anjo do Senhor bradou do céu: Abraão, Abraão. Não estenda sua mão sobre o moço
E não lhe faça nenhum mal, pois agora sei que temes a Deus, pois não me negaste teu único filho.














E viu Abraão um carneiro preso pelo chifre em um mato e foi Abraão e ofereceu-o ao Senhor.














A morte de Sara
E viveu Sara 127 anos e morreu Sara em Hebron
E Abraão comprou do povo de Hebron por 300 ciclos de prata e sepultou Abraão Sara em Macpela que fica em Hebron












Abraão manda seu servo buscar uma mulher para Isaque
Gênesis 24
Era Abraão já velho quando o senhor o havia abençoado em tudo. E disse a Abraão a teu cervo o mais velho de sua casa: vem e jura a mim que não tomaras para meu filho mulher das filhas dos Cananeus no meio da qual eu habito. Mas que tu iras a minha terra e parentela e tomara uma esposa para Isaque.
E disse o servo se por ventura não quiser seguir-me a mulher?
Guarda que não deixara tornar lá meu filho.
Entao o servo jurou.
E o servo tomou 10 camelos e partiu para nao.













Chegando lá fez os camelos ajoelharem fora da cidade junto a um poço d água.











E disse: ó Deus do meu senhor Abraão dá hoje bom encontro, eis que estou em pé junto ao poço onde as donzelas saem para tirar água, pois aquela moça da qual eu disser: abaixa o teu cântaro para que eu beba. e ela me disser beba e darei de beber também a os seus camelos seja essa a escolhida do Senhor para o filho de meu senhor .
















O encontro de rebeca
E aconteceu que antes dele acabar de fala Rebeca (filha de Betuel da família de Abraão) fez conforme tudo que ele falara ao Senhor. E ele ficou admirado ao vê como o Senhor o havia honrado

















E quando rebeca acabou de dar de beber aos camelos o servo pegou um pendente de ouro e duas pulseiras e disse de quem você é filha, há lugar para mim na sua casa para que eu possa posar?














E ela disse sou filha de Betuel, filho de Milca da casa de Naor. E nós temos pasto e palha para os animais e um lugar para o senhor passar a noite.
Entao inclinou o varão e adorou o Senhor.
E Rebeca correu e fez saber sua mãe do ocorrido. E Rebeca tinha um irmão chamado Labao, quando Labao soube do ocorrido foi ao encontro do varão.
E ele chamou o varão para posar em sua casa.
E após ter eles comido. O varão falou que Deus havia levado ali para que ele arrumasse uma mulher para o filho de seu senhor de nome Abraão. E eu fiz uma prova de Deus que a donzela que desse de beber a mim e aos meus camelos essa era escolhida do Senhor.
E assim aconteceu com sua irmã Rebeca.
E Betuel falou: eis que Deus esta neste negocio ai esta sua serva Rebeca leva e seja ela esposa do filho de teu senhor Abraão.
E quando ele ouviu estas palavras tirou vários presentes valiosos e deu para Rebeca como sinal de compromisso.
E seus pais pediram a ele para que Rebeca ficasse pelo menos dez dias ainda ali.
Mais o varão lhes disse que não poderia, pois tinha pressa já que seu senhor já era muito avançado em idade e Deus poderia levá-lo sem antes ele ver a prometida de seu filho.
Entao eles chamaram Rebeca e perguntaram a ela oque ela achava?











Rebeca consente em casar com Isaque.
E chamaram Rebeca e ela aceitou ir com o varão.
E então todos de manha se despediram de Rebeca e os servos de Abraão. E forma-se
Rebeca foi com suas moças em cima de camelos e os servos de Abraão na frente.











Ora Isaque vinha a caminho do poço para orar no campo à tarde quando viu os camelos e foi ao encontro para saber quem era.













Quando Rebeca viu o moço perguntou ao servo de Abraão: quem é esse moço que vem ao nosso encontro?
E disse ele é o filho de meu servo Abraão seu noivo Isaque.
Quando Rebeca ouviu isso correu e cobriu se rosto com o véu.











E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera e como Deus tinha sido com ele.
E isaque amou muito, Rebeca.
E foi consolado após a morte de sua mãe.









Abraão casa-se com Quentura e tem filhos dela.
Gênesis 25
E Abraão tomou outra mulher e teve seis filhos com ela.
Porem Abraão deu tudo o que tinha a Isaque aos outros filhos deu muitos presentes.

Sendo ele ainda vivo mandou Isaque ir morar no oriente de Canaã.

Abraão morre
E Abraão morre já vem avançado em idade tinha ele 175 anos de idade.
E seus filhos: Isaque, Ismael e os filhos de Quentura o sepultaram em macpela onde estava sepultada Sara.






fazendo arte
 abraão e sara














agar e ismael












Isaque e rebeca



















visual para contar a historia


DEUS PROMETEU UM FILHO A SARA E ABRAÃO



PRINCÍPIO: FÉ É CRER NA PROMESSA DE DEUS
VERSÍCULO: “Pela fé, também,a própria Sara recebeu poder para ser mãe,mesmo de idade avançada,pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.”(Hb.11:11)
ALVO: Ensinar a criança a não ser guiada por aquilo que ela vê,mas ser guiada pelas promessas que a palavra de Deus tem para ela.
CULTO
QUEBRA GELO: MARCHA DO CHAPÉU : Pegar um chapéu,colocar as crianças em roda uma de costas para a outra,colocar um louvor animado e dar o chapéu para uma criança iniciar a marcha do chapéu,enquanto o louvor estiver tocando o chapéu vai sendo colocado na cabeça da criança da frente , quando o louvor parar a criança que estiver com o chapéu sai. Ganha aquele que terminar sem chapéu. 
LOUVOR: Abraão- Crianças Diante do Trono
OFERTA : .Em Malaquias 3:10 Deus diz:”Trazei todos os dízimos a casa do tesouro,para que haja mantimento na minha casa,e depois fazei prova de mim,diz o Senhor dos Exércitos,se eu não vos abrir as janelas do céu,e não derramar sobre vós uma benção tal,que dela vos advenha a maior abastança.”Deus nos convida a colocá-lo a prova para que nós possamos experimentar de sua fidelidade e assim andarmos em fé,crendo que sendo fiel com ele, ele é fiel com cada um de nós.
CONTANDO HISTÓRIA
Texto bíblico : Gn 18:1e2,9 a 15; 21:1-8
Contar a história com uso do flanelógrafo.
O Senhor e dois anjos aparecem a Abraão nos carvalhais de Manre.Estava muito calor e Abraão encontrava-se a porta de sua tenda,quando levantou os olhos e viu os três homens de pé em frente dele.Ele correu da porta da tenda ao encontro deles e prostrou-se em terra.

Então eles perguntaram para Abraão: Onde está Sara tua mulher?Abraão respondeu: Ela está dentro da tenda.
E um deles disse a Abraão: Certamente voltarei daqui a um ano e Sara tua mulher dará a luz um filho.Sara escutava atrás da porta da tenda.Ela e Abraão já eram velhos,com idade avançada,e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres.
Então ela riu dizendo para ela mesma: Como depois de velha eu e meu senhor teremos ainda prazer?
E o Senhor disse a Abraão: Porque riu Sara dizendo: Será verdade que darei à luz,sendo velha?
Por acaso para o Senhor há coisa difícil demais? Daqui a um ano,neste mesmo tempo,voltarei a ti,e Sara terá um filho.Então Sara viu que o Senhor sabia que ela tinha rido negou dizendo: Eu não ri.Ele, porém,disse:Não é assim,é que riste.
Chegado o tempo que o Senhor tinha falado a Abraão e Sara.
Visitou o Senhor a Sara,como lhe dissera e o Senhor cumpriu o que lhe havia prometido.E Sara deu à luz a um filho a Abraão na sua velhice,no tempo determinado,de que Deus lhe falara.
Colocou Abraão o nome de seu filho,Isaque,que significa “Risada”.
Abraão estava com sem anos quando Isaque nasceu e Sara disse:Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.
E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho?Pois na sua velhice lhe dei um filho.
Isaque recebeu o nome com o significado de riso, não em relação ao primeiro riso , que foi de incredulidade,mas ao segundo riso que foi por causa do cumprimento da promessa.
APELO : Os filhos de Deus não caminham por vista,mas caminham por fé.As circunstâncias podem estar totalmente contrárias,mas temos um Deus Poderoso que faz o impossível acontecer,tudo o que Ele promete ele cumpre.
Você vai dizer agora para Deus aquilo que você acha que é impossível acontecer,mas que você crê no seu poder, e verá o impossível acontecer.
Obs: Não esquecer de orar pelos pedidos da árvore.
“NÓS VEREMOS O MILAGRE ACONTECER NOS NOSSOS CULTOS”
ATIVIDADES:
3 a 5 anos: Mosaico: Picar com a tesoura papel colorido,colocando cada cor em um recipiente ou envelope para que as cores não se misturem.Cada criança vai preencher o desenho com os papéis usando cores variadas formando assim um mosaico. A tia deve ficar atenta para que não seja colocado muita cola.
6 a 8:Quebra Cabeça: Cada criança vai preparar o seu quebra cabeça;pintando o desenho e depois recortando nas linhas formando assim várias peças,depois de cortado estará pronto para montar.
JUVENIS: Bate Papo:Perguntas para discussão em grupo.
1) Você tem esperado alguma resposta de Deus por longo tempo?Compartilhe com o grupo.
2) Quando você pede algo a Deus e não vê acontecer,como você se sente em relação a Ele?
3) Se você estivesse no lugar de Sara e Abraão,acreditaria que realmente Deus te daria um filho?
4) Qual a característica de Abraão que mais te chama atenção?
5) É fácil descansar nas promessas do Senhor?
A tia deve prestar atenção as respostas para que seja esclarecido qualquer dúvida e motivá-los a expressar o que aprenderam com a lição.

Abraão Obedeceu a Deus




(Mostre o altar) Vejam, este é o altar. Há muitos anos atrás, cada vez que o povo de Deus fazia coisas erradas, pegava um carneiro, matava e queimava sobre o altar de pedra, parecido com este aqui. 


Hoje em dia, nós somos o povo de Deus, mas não precisamos mais matar nenhum cordeiro para limpar nossos pecados. Sabem porque? (mostre a cruz) A Bíblia diz que Jesus é o Cordeiro de Deus que tiraria o pecado de todas as pessoas.
Um dia, Ele morreu e não foi num altar, mas numa cruz, derramando Seu sangue para tirar todo nosso pecado. Jesus ressuscitou e foi preparar um lugar no céu para todo aquele que O recebe no coração.
Na história de hoje, vocês vão conhecer um homem que fez um altar para Deus, mas Deus não pediu um cordeiro para o sacrifício, pediu outra coisa. O que será?



A Bíblia no livro de Gênesis, capítulo 22, conta a história de um homem que chamava Abraão e sua mulher Sara. Eles desejavam muito ter  um filho. 


E isso aconteceu. Sara tinha 90 anos e Abraão 100, quando Isaque nasceu.



Um dia Deus fez um teste com Abraão. 
Ele pediu que Abraão oferecesse seu filho Isaque para Ele.




Abraão obedeceu a Deus. No dia seguinte, bem cedo ele preparou o jumento, cortou a lenha para queimar a oferta e, ele e Isaque foram em direção ao monte Moriá.


Ao chegar lá, Abraão construiu um altar e colocou Isaque nele. 


Deus viu a obediência de Abraão e na hora que ele is sacrificar Isaque, Deus enviou um anjo que gritou:
-  Abraão, não faça isso. deus viu o quanto você o ama.


Ao olhar para o lado, Abraão viu um carneiro. Ele pegou o carneiro e colocou no altar.
O anjo disse a Abraão que Deus cumpriria a promessa que havia feito a ele de o abençoar e fazer dele uma grande nação.


APLICAÇÃO: Abraão amava a Deus e provou isso mostrando que Deus era mais importante para ele do que tudo. Nós também, devemos amar a Deus mãos do que todas as coisas, por exemplo: mais do que a televisão, brinquedos, passeios. Não devemos deixar de ir à igreja para ir ao clube; deixar de ouvir história bíblica para assistir umprograma de televisão, etc.
Abraão viu que valia a pena confiar em Deus, pois Ele cumpre tudo o que nos promete.

Abraão, Hagar e Ismael

Conheça Também:
abraão e ló

Cenário: Uma nova família para Rebeca


A Bíblia nos fala que Abraão estava muito idoso, sua esposa Sarah já havia morrido, e ele estava ancioso para que seu filho Isaque se casasse e formasse sua própria família. Ele então chamou um de seus empregados, Eliézer, e lhe deu uma missão: ele teria de ir à terra dos pais de Abraão e lá encontrar uma jovem que fosse de sua família para casar com Isaque.


O empregado prometu-lhe que faria o que ele havia mandado e viajou. Quando chegou, levou os camelos perto do poço, pois sabia que era comum que as mulheres fossem buscar água naquele horário. Ele orou pedindo orientação ao Senhor:
- Deus do meu patrão Abraão, faz co mque tudo dê certo e seja bondoso para meu patrão. Estou junto a um poço de água e sei que as jovens tiram água aqui. Quando uma jovem chegar, e eu disser: "Por favor, abaixe o teu pote para eu beba um pouco de água" e, ela responder: "Bebe, e também vou dar água para os teus camelos", que seja esta a jovem que escolheste para Isaque.


Assim que terminou de orar, uma jovem se aproximou. Era Rebeca. Ela aproximou-se do poço e encheu seu jarro. O empregado de Abraaõ foi ao seu encontro e pediu água.


Ela imediatamente o serviu e disse que iria dar água aos seus camelos também. O empregado deu-lhe jóis e começou a conversar. Na conversa ficou sabendo que era parente de Abraão. Rebeca foi pra casa e contou o que havia acontecido a sua família. No dia seguinte, Rebeca e a mulher que havia sido sua babá partiram com o empregado de Abraão.


Ao chegarem à terra de Abraão, encontraram-se com Isaque, passeando no campo.
O empregado contou tudo o que havia acontecido e Rebeca tornou-se sua esposa, formando assim uma nova família e o melhor: sob a orientação do Senhor.
                                     (BASE BÍBLICA: Gênesis 24:1-67)

lição


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário