quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

JACÓ

após sair de casa :
 A visão da escada de Jacó
E partiu Jacó de Berseba e foi a Harã e chegou a um lugar onde passou a noite. E pegou uma pedra e pos por travesseiro em sua cabeça. e sonhou e eis uma escada era posta na terra.cujo o topo tocava no céu. E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse esta terra que esta sobre tua cabeça te darei por herança a ti e sua semente. eis que estou contigo e te guardarei por onde quer que fores.

E acordou e Jacó edificou ali um altar ao Senhor.



Jacó conhece Raquel.
Gênesis 29
Veio Raquel com as ovelhas de sue pai, pois ela era pastora.

E aconteceu que Jacó vendo Raquel filha de Labão irmão de sua mãe se encantou por ela.
E ele removeu a pedra que estava no poço e deu de beber as ovelhas de Labão.
E quando Labão soube que o filho de sua irmã estava lá correu ao encontro. E abraço e beijou-o, e Jacó ficou com eles um mês inteiro.

E Labão pediu para Jacó declarar o seu salário, pois não queria que seu sobrinho trabalhasse de graça.
E Labão tinha duas filhas a mais velha se chamava Leia e a mais nova Raquel.
Leia era estrábica mais Raquel era muito bela.


E Jacó amava Raquel e disse a Labão que trabalharia sete anos por amor de Raquel.
E assim foi os sete anos parecia para Jacó como sete dias, pois amava demais Raquel.

Labao engana Jacó
E tendo cumprido sete anos Jacó disse a Labo da-me peço-te a Raquel por mulher.
Então juntou Labao a todos daquele lugar fez um banquete.
E vestiu Leia de noiva cobriu-lhe o rosto e Jacó casou-se com ela pensando ser Leia Raquel.

Quando amanheceu viu Jacó que havia sido enganado
Ele foi ter com Labão e disse por que me fizeste isso não trabalhei para você sete anos por causa de Raquel? Porque me enganaste?


E disse Labão: não fazemos assim aqui casamos primeiro a mais velha depois a menor, espere uma semana e então te daremos Raquel. por mais sete anos de serviço.
Jacó casa-se com Raquel.
E Jacó fez oque Labão dissera trabalhou por mais sete anos e finalmente se casou com Raquel.


E Jacó amou mais a Raquel do que a Leia e ainda serviu Jacó a Labão por mais sete anos. E vendo o Senhor que Leia era desprezada.
Abriu sua madre e ela teve um filho.
Mais Raquel era estéril.

O nascimentos dos filhos de Jacó
Gênesis 30
E concebeu leia um filho e deu-lhe o nome de Rubens, pois pensava ela que Jacó agora lhe amaria.
E teve outro filho de nome Simeão. E teve outro por nome de Levi.
E teve a Judá.
E Raquel teve muita inveja de sua irmã por que não tinha ela filhos.
Então deu Raquel sua serva Bila a Jacó para que ele tivesse filhos com ela.
E teve Bila um filho e se chamou seu nome de Dã. e teve um segundo filho que se chamou Naftalí. E Leia vendo que não tinha mais filhos deu sua serva Zípora e ela teve dois filhos um por nome de Gade e o outro Aser.
As mandrágoras
Um dia foi Rubens ao campo e achou mandrágoras e trouxe para sua mãe Leia, e Raquel vendo pediu a Leia das mandrágoras que Rubens trouxera.
E Leia disse a Raquel acha pouco ter tomado o amo de meu marido agora quer das mandragoras de meu filho?

E Raquel disse te dou o meu direito de passar a noite com Jacó.
E assim as duas fizeram um acordo.
E vindo Jacó do campo a tarde Leia foi ao encontro e relatou o ocorrido a Jacó.
E ele ficou aquela noite com Leia e ela concebeu e deu o quinto filho a Jacó que teve o nome de Issacar. E teve o sexto filho que se chamou: Zebulom.
E depois teve uma filha que se chamou Diná.
 Labão faz um pacto com Jacó.
Labão chamou Jacó e disse fica comigo e determine o seu salário que te pagarei, pois sei que o Senhor é contigo em tudo que faz.
E Jacó lhe disse que seu salário seria todo o rebanho e cabras salpicados e malhados e morenos e assim concordou Labão.

Jacó usou de astúcia e assim multiplicou o seu rebanho e teve muitos servos e servas e muitos camelos.
E os filhos de Labão começaram a dizer que Jacó estava roubando Labão. E viu Jacó que o rosto de Labão não era como o dantes.
E disse Deus a Jacó volta para terra de seus pais e sua parentela, pois serei contigo.

Jacó volta para casa de seus pais
Então chamou Raquel sua esposa e a Leia e disse vejo que o rosto de vosso pai não e como antes, veja que Deus esta comigo e sabe vocês como tenho servido seu pai e seu pai me enganou e mudou o meu salário por dez vezes.
Quando ele dizia as salpicadas são suas então todo rebanho dava salpicada, e quando ele dizia as suas são as listradas os rebanhos davam listradas. E assim por varias vezes ele mudou o meu salário.
E disse Deus me apareceu em visão e me disse para que eu voltasse para minha terra.
E eles saíram levando consigo toda a sua fazenda, e servos e servas e filhos e filhas.
E indo Labão tosquiar suas ovelhas furtou Raquel um ídolo de seu pai. E fugiu Jacó e passou o rio.


Labao vai atrás de Jacó
E no terceiro dia ficou sabendo Labao do ocorrido e tomou consigo alguns varões e foi atrás de jacó e caminhou por sete dias e alcançou na montanha de Giliade
Veio Deus a Labão em sonho e disse: não fales a Jacó nem bem nem mal


E Labao armou sua tenda do lado da tenda de Jacó, entao disse ele a Jacó: oque que eu te fiz para que tu saíste assim levando minhas filhas como cativas a espada? Por que fugiste ocultamente?
Fiquei muito irado com você mais Deus me apareceu em sonho e te protegeu para que eu não te fizesses te bem nem mal.
Agora se queria ir embora por que sentia saudades da casa de seu pai 

por que furtaste os meus deuses?
E disse Jacó por que temia e dizia eu se por ventura não deixaria vir comigo suas filhas?Agora com quem achares seus deuses esse não viva, pois Jacó não sabia do furto de Raquel.
E entrou na tenda de Jacó e na tenda de Leia e de suas servas e não achou nada.
E entrou na tenda de Raquel. mas tinha tomado Raquel o ídolo e tinha posto na albarda de um camelo e assentou sobre ele e apalpou Labão toda a tenda de Raquel e não achou. E ela disse a seu pai, não fique bravo comigo meu pai, pois não posso levantar, pois tenho os costumes das mulheres. ele procurou e não achou nada.



O pacto de Labao
E Labão disse a Jacó essas filhas são minhas e esses filhos são meus e tudo que você vê aqui meu é, e oque você fará a meus filhos ou os filhos que tiveram? Agora vem e façamos um concerto, então tomou Jacó uma pedra e erigiu por coluna.
Então Labão disse esse montão de pedra será por testemunha entre mim e ti.
Se tu afligires minhas filhas ou tomares outras mulheres, que Deus seja testemunha, e que ele julgue a ti conforme o que me juraste.
E Jacó jurou a Labão que não teria outras esposas alem de Leia e Raquel.
E sacrificou Jacó um cordeiro.  E chamou seus irmãos para comer pão com ele. E levantou Labão de madrugada beijou suas filhas e netos e se foi.

Jacó segue seu caminho
Gênesis 32
E foi também Jacó e seguiu seu caminho e encontraram os anjos de Deus. E disse Jacó quando os viu: esse é o exercito de Deus e chamou aquele lugar Manaim.
Jacó envia mensageiro a Esaú.
E enviou Jacó mensageiro diante da face de Esaú com vários presentes
E Esaú veio ao encontro de Jacó, com quatrocentos varões com ele, quando Jacó ficou sabendo disso temeu muito, pelo que ele havia feito no passado com Esaú.


Então Jacó orou a Deus para que o livrasse das mãos de Esaú


Jacó luta com um anjo
E levantou naquela mesma noite e tomou suas duas mulheres e as suas duas servas e os seus onze filhos e passou o vale de jaboque.
Jacó ficou pra trás e lutou com um varão ate que o dia raiou e vendo que não conseguia vencê-lo tocou na juntura de sua coxa.
E dizia ele deixa-me subir, e Jacó lhe respondia não te deixarei se não me abençoares. E o varão lhe perguntou qual o seu nome?
E ele disse: Jacó. E o varão lhe disse não mais te chamara Jacó, mais sim Israel, pois como um príncipe lutou com Deus.
E o anjo o abençoou ali, e saiu o sol e quando atravessou o vale Jacó manquejava de uma perna, pois tinha sido ferido.

O encontro de Esaú e Jacó
Genesis33
E levantaram Jacó seus olhos e viu Esaú vindo ao seu encontro com quatrocentos homens entao repartiu os filhos entre Leia, Raquel e as duas servas.
E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Leia e seus filhos atrás e Raquel e o Jose por ultimo.
E Jacó foi à frente deles se inclinando sete vezes ate chegar ao seu irmão.
Então Esaú foi-lhe ao encontro abraçou Jacó e choraram.


Depois levantou seus olhos e viu as mulheres e os meninos. e disse: quem são esses contigo?
E ele disse são minhas mulheres e meus filhos, e Esaú ficou muito feliz por saber que Deus tinha abençoado muitíssimo a Jacó.
Mas Deus também tinha abençoado muito a Esaú. Deus também havia mudado o seu nome para Edom. ele tinha 3 esposas e 5 filhos e foi muito prospero como seu irmão Jacó.
Jacó chega Siquem e levanta um altar.
E chegou Jacó a salvo na cidade de Siquem que esta na terra de Canaã, e comprou uma parte do campo. e fez para sim tendas e um altar de agradecimento ao Senhor.


Dina é violentada.
Genesis34
Um dia Dina filha de Jacó e Leia resolveu passear para conhecer as moças daquela cidade



E veio Siquem um príncipe daquele lugar. E a pegou a forca e deitou-se com ela e a humilhou. e sua alma se apegou a de Diná.e ele amou muito a moça.
E ele falou a seu pai que iria tomar Dina por esposa.
Quando Jacó soube do ocorrido com Dina ficou calado.
E veio Siquem falar com Jacó para pedir Dina em casamento.
Mas os irmãos de Dina que estavam muito irados com ocorrido o enganaram dizendo que ele teria que se circuncidar não só ele mais todos os seus povo, para que eles pudessem viver em paz.
E ele aceitou o acordo.
E todos os da terra ouviram o pai de Siquem, e se circuncidaram

A traição de Simeão e Levi.
E aconteceu que ao terceiro dia quando a dor era mais intensa, os irmãos de Dina, Simeão e Levi, tomaram cada um sua espada e entraram sendo bem recebido pelo povo já que havia feito um tratado de paz, mataram todos os machos, mataram também Siquem, e seu pai Hamor e tomaram Dina e foram embora, levando com eles os tesouros daquele lugar.
Quando Jacó soube ficou muito nervoso com seus filhos.
Deus manda Jacó a Betel.
Gênesis 35
Depois disse Deus a Jacó levanta e vai a Betel e havita ali.
E disse Jacó para sua família: tirai os deuses estranhos que há no meio de vós. pois nos vamos para Betel. E eles deram a Jacó todo o deus estranho que tinham em suas mãos e jaco enterrou.
E Jacó foi ate Betel seguindo a ordem de Deus e edificou ali um altar.

 

A morte de Débora a ama de Rebeca
E morreu Débora a ama de Rebeca mãe de Jacó e foi sepultada em Betel. E mais uma vez o Senhor aparece a Jacó e lhe disse: não mais se chamara Jacó, mais sim Israel e abençoou a Israel.
O nascimento de benjamim e a morte de Raquel
E partiram de Betel e faltava um pouco de tempo para chegar a Efrata. Raquel entrou trabalho de parto, e teve ela muito trabalho em seu parto.
Perdeu Raquel sua vida logo após do nascimento de Benjamim.
E Israel a sepultou com muita tristeza em Efrata que esta em Belém.

Após partiu Israel para Migdal Eder, habitando Israel naquele lugar veio Rubens e deitou-se com Bila a concubina de seu pai Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário